Contabilidade financeira: veja como se tornar referência no mercado

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    Nos últimos anos o mercado de contabilidade financeira tem se tornando cada vez mais competitivo, visando essa tendência, as contabilidades financeiras no geral possuem uma questão central:

    Como se destacar diante a grande concorrência?

    Para isso, é preciso estar atento as mudanças no mercado e à concorrência.

    O profissional da área de contabilidade financeira leva em média 5 anos para concluir a graduação, cursar outros cursos e especializações, para ter a oportunidade de ocupar cargos de maior responsabilidade em empresas contábeis ou ainda abrir seu próprio negócio. Esse é o cenário de grande parte dos contadores, e é por isso que tem se tornado cada vez mais essencial que esses profissionais busquem novas qualificações para terem destaque na área.

    O networking se tornou uma ferramenta de grande valor para criar novas oportunidades, os contatos fazem a diferença no mundo dos negócios. Para desenvolver e potencializar esses contatos, o profissional pode comparecer a eventos institucionais, palestras, workshops e ainda participar de fóruns.

    O plano de carreira de um profissional contábil tem se diversificado, e promover destaque para uma contabilidade financeira depende de diversos fatores.

    Para começar uma estratégia de negócio bem-sucedida para um escritório contábil, um dos primeiros passos é identificar de fato quem são os concorrentes diretos e indiretos.

    Identificando os principais concorrentes

    Ao contrário do que se imagina inicialmente, nem todas as empresas do mesmo ramo são concorrentes. Os concorrentes são aqueles com os quais a sua empresa “disputa” pela atenção e preferência de seu público-alvo. Sendo assim, são somente as empresas que podem atender os seus potenciais clientes.

    Direto

    Empresas que se qualificam como concorrentes diretos são as que possuem semelhanças com a sua. Para criar um levantamento dos seus concorrentes diretos, leve em consideração, o porte, o público-alvo, a localidade e os serviços oferecidos.

    Indireto

    Já os concorrentes que fornecem serviços parecidos, mas não exatamente iguais, se enquadram como indiretos. Eles disputam parte dos clientes, mas não são capazes de atender a totalidade das necessidades destes.

    Com essas definições e considerações pode-se criar uma estratégia bem-sucedida para tornar a sua contabilidade financeira destaque e adquirir mais clientes. Além disso, é possível reduzir os investimentos e otimizar os recursos quando se tem um plano detalhado do cenário de negócio.

    Apresentarei algumas dicas práticas para ajudá-lo a ultrapassar seus concorrentes, com planejamento e inteligência.

    Contabilidade financeira x contabilidade gerencial

    A Contabilidade Financeira atua com a formação dos valores que aparecem nas demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial. Já a Contabilidade Gerencial se configura como uma modalidade usada apenas pelos gestores da empresa, pois seu foco é o planejamento dos recursos.

    Se torne um auxilio valioso para o seu cliente

    Para se destacar no mercado, é necessário possuir diferenciais que coloquem a sua contabilidade em evidência e que agregue valor a ela.

    O contador pode ser visto como um aliado importantíssimo na tomada de decisão de uma empresa, por isso é muito importante que esse profissional seja acessível e torne os processos práticos, para imprimir credibilidade.

    Possuir na contabilidade a atividade de consultoria é um diferencial, como já vimos, muitos clientes veem o contador como um aliado para decidir, resolver problemas e auxiliar na estratégia da empresa, sendo assim, promover esse serviço como um bônus, é uma ótima escolha. O cliente passa a entender a contabilidade como um auxilio valioso e não como um “mal necessário”, consequentemente, é criado um relacionamento de parceria entre ambos.

    Preveja mudança e seus impactos para os clientes

    Muitos contadores da área financeira limitam-se a transmitir os impactos das mudanças do mercado sobre as finanças dos clientes depois que eles acontecem. Ser proativo e desenvolver o hábito de comunicar aos clientes sobre as mudanças com antecedência é uma ótima oportunidade para a contabilidade ganhar credibilidade e reconhecimento.

    Além disso, ter como prática a análise dos cenários econômicos futuros é outro diferencial, abordando as mudanças na macroeconomia. Vale lembrar que isso deve ser feito de forma informativa, não como um serviço de contabilidade gerencial.

    É possível utilizar o e-mail para compartilhar essas informações. Cria-se uma lista com os clientes que desejam o recebimento desses e-mails, para facilitar o processo. Essa postura da empresa demostra proatividade e interesse em ser prestativo.

    Treine seus colaboradores

    É fundamental que todos dentro de uma organização estejam cientes dos objetivos da empresa e suas práticas. Como sugestão, tenha por prática ter um período destinado somente a aprendizagem e integração do novo colaborador na empresa. Cursos, mentorias e palestras no decorrer da carreira do funcionário dentro da empresa pode contribuir para aumentar a produtividade da equipe como um todo, trazendo benefícios perceptíveis a longo prazo.

    Seja visto e notado

    O marketing digital hoje desempenha um papel essencial na estratégia de toda empresa e tem se tornado prioridade para muito negócios. Uma das modalidades de marketing com o melhor custo benefício é a criação de conteúdo e a promoção destes nas redes sociais, no caso das contabilidades, o LinkedIn pode ser o melhor, pois é a maior rede corporativa do mundo. O foco profissional dessa rede possibilita para as contabilidades alcançarem um público qualificado, e assim agregar valor para a empresa.

    Outra ferramenta com ótimos resultados, são as postagens realizadas em blogs, lá é possível escrever e compartilhar sobre os seus serviços, gerando valor aos clientes com entrega de conteúdo útil.

    Em decorrência dos textos promoverem benefícios aos leitores, eles passam a enxergar a contabilidade como uma marca de relevância e como referência. Além de contribuir para que eles passem a utilizar os serviços das contabilidades, também os estimula a indicarem a outras pessoas.

    Explore ao máximo os benefícios das tecnologias

    Atualmente, deixou de ser de ser viável para uma empresa se abster de processos tecnológicos. O apoio virtual de softwares e programas se torna cada vez mais essencial para uma empresa crescer, é essencial que os processos sejam otimizados e integrados. Em consequência da maioria das empresas terem adotados processos virtuais de comunicações e compartilhamento de dados, redes corporativas que não a adotaram se vem prejudicadas.

    Por isso, invista na automatização dos processos, procurando ao máximo facilitar o compartilhamento de dados e a economia de tempo e recursos. Essa é uma medida que deve fazer parte das orientações da empresa, pois além de promover benefícios internos, também contribui para atingir o mercado. Evidencie que sua empresa é atualizada e tem funcionalidades diferenciais no mercado.

    Constante evolução

    Um bom escritório contábil é aquele em que todos estão em constante evolução, buscando atualizações e novos conhecimentos. Para a sua contabilidade se tornar destaque, invista em especializações, em treinamento, em serviços diferenciados e no marketing. A área contábil tem se transformado, e hoje o contador deve desenvolver um trabalho completo com seu cliente, o orientando para que possa fazer sua empresa crescer.

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