5 dicas para manter as contas a pagar e a receber organizadas

    O principal motivo para manter as contas bem organizadas é o de poder evitar surpresas desagradáveis. Imagine que você esteja com tudo calculado, contas a pagar e a receber, mas na última hora descobre um gasto que acabou passando batido pelo setor financeiro. Imaginou? Por isso o ideal é que todas essas contas estejam devidamente previstas, anotadas com as respectivas datas de vencimento e seus valores.

    1 – Previsão

    Ter o controle das receitas e despesas do mês vigente oferece ao empreendedor a possibilidade de prever quais serão as contas a pagar e a receber dos meses seguintes. É importante que esse controle seja atualizado sempre que necessário, pois só assim o cálculo e acompanhamento podem ser feitos com precisão e segurança.

    2 – Um bom pagador

    Sabemos que não há coisa melhor que conseguir pagar uma conta adiantada sem que isso prejudique o caixa da empresa, não é mesmo? O ideal é que você procure quitar as contas e antecipar os pagamentos para ganhar descontos vantajosos, se possível. Ficar atento aos prazos é evitar juros e multas por conta de atrasos. Outra vantagem é que quanto melhor pagador você for, mais crédito com os fornecedores terá.
    5 dicas para manter as contas a pagar e a receber organizadas-blog-myrp-1

    3 – Pessoa física e jurídica

    Isso tem que estar claro: contas de pessoa física e contas de pessoa jurídica, devem ficar separadas. Empresas que os administradores retiram dinheiro do caixa para pagar contas pessoais (viagens, refeições, combustível, etc.), tendem a se perder nas finanças e até quebrarem. O dinheiro da empresa deve ser utilizado somente em prol da empresa.

    4 – Conte com a tecnologia

    Atualmente os softwares de gestão tem conquistado mais adeptos. Finalmente é possível se livrar daquelas imensas planilhas no Excel, além de toda a papelada armazenada no escritório. Com a possibilidade do armazenamento na nuvem, é muito mais seguro manter todos os dados da sua empresa registrados no software. A gestão fica muito mais fácil, pois tanto você, como seu contador terão acesso aos dados, além de poder acessá-los de qualquer lugar ou dispositivo.
    5 dicas para manter as contas a pagar e a receber organizadas-blog-myrp-2

    5 – Registre

    Você tem total conhecimento das contas da sua empresa? Isso é muito importante para que você consiga visualizar o cenário mensal dela, entre contas variáveis e fixas:
    Contas variáveis: comissões de venda, compra de matéria-prima, impostos, propaganda, etc. Contas fixas: luz, água, telefone, aluguel, salário dos funcionários, contador, etc.
    Registre valores, datas de vencimento e a forma de pagamento, assim você fica atento aos prazos e não perde nenhuma informação. Aposte nos softwares de gestão, pois através de notificações, eles te avisarão das contas que se aproximam da data de pagamento.

    Resumindo

    Depois de ler tudo isso, podemos concluir que: o melhor é ser um profissional organizado. O empresário que acompanha tudo que acontece com a sua empresa, jamais será pego desprevenido ou esquecerá de contas importantes. É claro que, com softwares de gestão, esse controle fica muito mais fácil. Capriche na administração do seu negócio e prospere de maneira sólida.
    E você, como organiza as contas a pagar e receber? Conte para a gente nos comentários!
    Não deixe também de conferir os nossos outros materiais que podem ajudar na gestão financeira da sua empresa:
     
    Banner e-Book Fluxo de Caixa - myrp

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.